sexta-feira, 15 de julho de 2016

BOLIS WALK & RUN - PERCURSO JOSÉ SANTIAGO - 14-07-2016

O Bolis já começou a merecer a visita dos heróis das corridas. E merecem. Hoje estava prevista, e concretizou-se, a visita do grande José Santiago, o herói na Muralha da China. Para quem ainda não sabe quem é o José Santiago fica aqui um pequeno resumo da sua vida atlética:
O José Santiago é uma daquelas vocações tardias. Só descobriu a sua vocação de corredor aos 40 anos de idade, quando resolveu combater um excesso de peso e, pensando que correndo, o conseguiria. Assim a modos que a medo e depois de alguns treinos, resolveu ir às "X Milhas do Guadiana" e foi essa prova que o levou a pensar que talvez pudesse levar mais longe a prática do desporto, até aí de caracter lúdico. Viciou-se e nunca mais parou. Há quem diga que a corrida vicia e com o Santiago parece que assim foi. E a loucura da Maratona da Grande Muralha da China começou a germinar na sua cabeça. Preparou-se com treinos bi-diários, a subir escadas (parece que a escadaria do monumento a Duarte Pacheco teria muito que contar) e a calcorrear o Cerro da Cabeça de Câmara, e aos 49 anos este "louco", a 22 de Maio deste ano, lá estava na China. E não é que o alentejano de Safara, louletano desde os 15 anos, correndo com centenas de outros atletas tão loucos como ele, conseguiu vencer o seu escalão e ser 2º na geral? Para dar uma pequena ideia do que são aqueles 42 km, basta acrescentar que incluem 5.164 degraus que muitos dos participantes fazem de gatas e umas rampas que mais parecem paredes. O Bolis Walk & Run homenageou o José Santiago com uma camisola do grupo que hoje foi distribuída pelos seus elementos. Amanhã, em Santa Catarina da Fonte do Bispo já poderemos contemplar as cores do Bolis, bem bonitas e bem vistosas. 
E quanto ao percurso delineado pelos meninos e meninas do Bolis? Não desmereceu dos anteriores, foi igualmente desafiante, igualmente belo, igualmente ...... raios .....tudo. E no final o convívio foi igualmente desafiante, com bolos, licores, laranjas e muita conversa. Saímos de lá quase à meia-noite com vontade de continuar.
Vejam as fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário