sábado, 30 de julho de 2016

CALENDÁRIO REGIONAL DE MARCHAS - REUNIÃO - 28-07-2016




Nas instalações do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude), na passada 5ª feira, dia 28, realizou-se a habitual reunião de acerto do calendário regional. A novidade deste ano foi a presença do Coordenador Nacional do Programa Nacional de Marcha e Corrida, Prof. Pedro Rocha. Presentes representantes de muitas das entidades que se propuseram realizar este tipo de eventos para a época de 2016/2017, desde presidentes de junta, a elementos das divisões de desporto das autarquias. Convém recordar que este calendário regional vai entrar na 29ª época o que é único a nível nacional e, provavelmente, europeu.
O tecnico do IPDJ responsável pela área do desporto no Algarve, o nosso amigo João Alcanena, dirigiu a reunião e depois de fazer uma resenha do que se passou na época passada, salientou a necessidade de, neste próximo calendário, se aperfeiçoe ainda mais as organizações, principalmente no que concerne ao fornecimento de dados estatísticos referentes às faixas etárias dos participantes das marchas. Tais dados são essenciais no tratamento estatístico que proporcionarão uma análise futura, que propicie, ainda mais, um aperfeiçoamento destes eventos.
Na parte final da reunião o Prof Pedro Rocha, depois de uma intervenção em que salientou a importância do Calendário Regional do Algarve, pronunciou-se também sobre os grupos informais de marcha/corrida de que o Algarve é também o expoente máximo a nível nacional. Manifestou a necessidade de apoio a esses grupos, principalmente no que incide sobre a segurança e a possibilidade de se conseguir um seguro de acidentes pessoais que abranja as pessoas que neles participam. Ficou garantida a possibilidade de uma reunião entre o Coordenador Nacional e os lideres dos grupos informais. 
Para satisfazer algumas almas mais sôfregas e entusiastas, que se nos têm dirigido a solicitar informações sobre o próximo calendário, deixamos aqui, para começarem a salivar, o seguinte: a marcha inaugural será a 18 de Setembro, em Estômbar, associando-nos ao evento que decorre durante este ano, com a designação "Lagoa, cidade do vinho". A marcha de encerramento será a 18 de Junho, em Quelfes.
Em cima fotos da reunião.

Sem comentários:

Enviar um comentário