quinta-feira, 13 de abril de 2017

BOLIS WALK & RUN - BOLIQUEIME - 13-04-2017


E foi o percurso Lua Rosa ou Lua dos Desejos. Tradições antigas influenciam as pessoas com as superstições que arrastam. É o caso desta Lua Rosa, não porque ela seja de cor rosa (tal discussão cromática foi objecto de grandes lucubrações mentais entre nós e a Sónia, enquanto esperávamos pelos primeiros corredores), mas sim porque, segundo as tradições celtas, essa amálgama de povos que se espalhavam pela Europa Ocidental, lhes atribuíam poderes espirituais e magnéticos, devido à proximidade com os denominados "sabás" que, segundo Moisés eram dias de descanso religioso que deveria ser observado pelos judeus ao sétimo dia da semana. Estas luas - quatro em cada ano - acontecem em Fevereiro, Abril, Agosto e Outubro.
Como não somos muito crentes neste tipo de misticismos, não formulámos nenhum desejo mas, materialistas como somos, acreditamos no poder magnético do Bolis que nos atrai às 5ªs feiras. Para além do magnetismo será que também há algo de espiritual nesta gente? Ou a proximidade da Igreja Matriz, reconstruída em 1759 em cima das ruínas da antiga igreja, que o terramoto de 1755 arrasou, e que datava do Sec. XVI, nos atinge com algo sobrenatural sem que nos apercebamos?
Seja lá o que for, magnetismo, espiritualidade, ou nada disso, a ida semanal a Boliqueime enche-nos sempre de bem-estar e preenche a nossa necessidade de espiritualidade para o resto da semana. Como diria o malogrado Fernando Pessa: "e esta Heim!". 
E hoje o percurso foi a imagem num espelho (ao contrário) daquele com que o Bolis inaugurou as suas actividades. Ficámos lá no alto e apreciámos, mais uma vez, a iluminação nocturna do nosso querido Algarve. 
As fotos, como habitualmente, podem ser vistas AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário