sábado, 2 de novembro de 2019

CORRIDAS À 6ª FEIRA - PEGADAS À 4ª FEIRA II - GAMBELAS - 01-11-20190

Neste blog sempre temos tentado minimizar os defeitos e enaltecer as virtudes. Achamos que uma censura deve dar-se em privado e um elogio em público. 
Mas porquê este intróito? Expliquemos: O Osvaldo Serro tinha programado para hoje um evento em outro local. Durante o jantar de aniversário do Pegadas é confrontado com o pedido de anulação pelo responsável desse evento. O Osvaldo olha em redor meditabundo e cabisbaixo, ou "meditabaixo e cabisbundo", preocupado pelo escolho colocado no seu itinerário organizacional. Eis senão quando uma inspiração momentânea lhe surge: "vou convidar o António Santos e o seu Pegadas como evento de substituição". Um pouco a medo dirige-se à mesa do António e faz-lhe o convite, expondo a situação. Resposta em um miserável segundo: "claro que organizo a marcha/corrida nesse dia". O Osvaldo respira fundo, aliviado, surpreendido pela rapidez da resposta e pela aceitação imediata. É assim que os verdadeiros voluntários agem, aqueles que do seu tempo retiram muitas horas em prol de muitos. Aqueles que se dispõem a resolver problemas e ajudar. Enquanto houver gente desta o "mundo pula e avança como bola colorida nas mãos de uma criança" (gosto muito deste extrato da Pedra Filosofal). 
Outro exemplo de como se age nestes bastidores do voluntariado: ontem na corrida do Halloween organizada pelo Bolis Walk & Run, o esforço titânico da organização merecia melhor moldura humana. A Sónia Filipe e o seu staff, voluntários dos quatro costados, estavam um pouco desiludidos pela escassa frequência de participantes (142) e pelo desequilíbrio entre a monumentalidade da organização e os espectadores presentes. Então o Osvaldo, o tal que um dia apelidámos de voluntário excelentíssimo, percebeu a desilusão e imediatamente convida a Sónia para a organização do próximo Halloween, a uma 6ª feira, dia 30 de Outubro de 2020, dando-lhe assim uma perspectiva de frequência bem maior devido ao alto patrocínio do Corridas e à não sobreposição com as habituais festividades do dia 31.
Foram dois exemplos do que se passa nos bastidores, ignorado por muitos e que revelam que aquilo que vos proporcionam não aparece com um simples estalar da dedos. Há por detrás de cada evento, gente que pensa, gente que se preocupa, gente que imagina caminhos, gente que marca os percursos e gente que vive intensamente com a vossa presença e que vos procura agradar. Gente que, tal como os ginecologistas, trabalham onde os outros se divertem. Gente BOA. 
Hoje, foi um percurso sempre do agrado de todos, com passagens belíssimas pela mata, metendo pneus, veredas luxuriantes e subidas para fazer de gatas. A mata das Gambelas é especial. O António conhece como ninguém aquelas paragens e mandar para ali o pessoal é sempre um sucesso. Opiniões colhidas à chegada disseram-nos que foram um dos melhores percursos idealizados pelo António. Uma curiosidade: sabem que o António passou parte de segunda feira a abrir aquele túnel dentro do canavial? E que ainda encontrou tempo para alinhar aqueles pneus? O António deveria ser ginecologista.
Muito bem António pela disponibilidade, pela montagem, pela perfeição das marcações. 
As fotos estão AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário