domingo, 13 de maio de 2012

MARCHA DE ALCOUTIM





E passámos directamente de um inverno rigoroso para um pujante verão. E hoje, com temperatura acima dos 30 graus, "nem uma agulha bulia, na quieta melancolia dos pinheiros do caminho".
Esta marcha é maravilhosa com paisagens de estarrecer. Mas como todas as marchas de Alcoutim, tem muitas subidas. Já sabemos que é assim e vamos preparados para isso. Mas hoje o calor aliado às vicissitudes do percurso, fez alguns estragos. Talvez, caro Epifânio, fosse de manter este belo percurso, mas programar esta marcha para um mês menos agreste. Fica a sugestão.
A organização foi quase perfeita, o apoio esteve excelente, os dois abastecimentos de água ajudaram bastante e foi, mais uma vez, um enorme prazer visitar o interior algarvio e as boas gentes de Alcoutim.
Estiveram presentes autocarros de Albufeira, S. Brás de Alportel, Olhão (2), Faro e Lagos.

6 comentários:

  1. Quanto se tem que enfrentar algo que é virgem ou forma natural, ou em bruto, como se queira interpretar, temos que ter mais energia.


    Esta foi uma mais uma viagem virgem que fiz. nunca tinha estado em Alcoutim, mas dei por bem empregue as 4 horas que dormi para me levantar cedo para poder fazer mais uma viagem mais uma corrida, e hoje foi mais marcha que corrida.



    sentia-me cansado para subir aquela mini-Foia de Alcoutim. Mas, valeu a pena, as paisagens serranas outras de montanha, num contraste de aguas calmas do rio Guadiana, são de uma beleza que só a natureza sabe fazer. conservar se, se a deixarem selvajar-se. Lá diz o provérbio, o homem morre a natureza renova-se.



    Uma marcha sem nada apontar, Sol, percursos bem sinalizados, GNR, Ambulância, Agua, laranjas, chá, bolos, simpatia, quanta basta, e quando lhes disse obrigado, me responderam "obrigado nós por nos visitarem."



    Mega simpáticas as gentes de Alcoutim.


    A chegado do barco fluvial também foi fantástico para os turistas e para nós, que tivemos ali uma hora de distracção a ver o barco atracar. Aqueles turistas não vão chamar de certeza piegas aos portugueses.



    A Igreja também estava cheia de nativos e turistas. uma missa de fazer inveja a muita Cidades dessa Europa fora, que tem as igrejas mesmo com muitos poucos fiéis praticantes.


    Igreja Matriz de 1902, com uma arquitectura e decoração muito felizes.


    O que não foi feliz foi a ideia de um Padre que passou por Alcoutim e que o povo despediu, por tem uma desastrosa ideia mandar pintar a decoração da igreja não com tinta dourada mas, sim com Bondex ou tinta castanha. como a igreja tem muita madeira, tanta cor escura acabou por estragar a riqueza da decoração de arte. Sabemos que um litro de tinta dourada pode custar até mil euros o litro, mas pintar um igreja com bondex também é brincar com a arte de Miguel Ângelo.


    O que não se compreende sendo Alcoutim sede concelho como é possível no século 21 e com tantos fundos da UE e não terem construído uma ligação física a parte Espanhola. perde-se assim muita economia dos dois lados.

    ResponderEliminar
  2. Esta semana não vamos ter as clássicos foto-reportagens no Facebook. do IP.
    Disseram-nos que a carrinha se tinha avariado e com isso a impossibilidade de os representantes do IP poderem oferecer o jornal e as sempre despontadas fotos.


    Neste seu Blog o Sr. Lopes compartilha comnosco todas as semanas o seu híper trabalho fotográficos, o que lhe temos que agradecer e reconhecer a sua dedicação a causa da marcha corrida.


    Clique em cima veja ou reveja Alcoutim em 2:41 minutos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Facebook vai ter fotos, creio que ainda hoje. O jornal da próxima semana também irá ter fotografias. O jornal não foi hoje distribuido porque, devido a uma greve da gráfica não foi impresso a tempo da distribuição. Talvez, no próximo domingo o recebamos a dobrar. Obrigado pelo vídeo. Vou ver com atenção.
      Não agradeça. Quando as coisas são feitas por amor, não custa nada e dá prazer.

      Eliminar
  3. Foi um prazer estar hoje em Alcoutim. Mas o calor em excesso e as ingremes subidas puseram-nos à prova... não foi fácil.

    ResponderEliminar
  4. Caríssimos
    Em nome da Direção Regional do Algarve do IPDJ, IP apresentamos as nossas sinceras desculpas por não ter estado nenhum representante na excelente atividade de Alcoutim, mas de facto como um post atrás mencionou e bem, à saída de Portimão a viatura avariou o que impossibilitou a nossa presença em tempo útil.
    Contudo, já se encontram fotos na página de Facebook da marcha-corrida Algarve, as quais foram gentilmente cedidas pelo Sr. Jorge Lopes.
    Mais informamos que as t-shirts sorteadas para esta atividade serão entregues aos felizes contemplados em atividades futuras.
    Beijinhos a todos,

    Susana Rodrigues
    (técnica superior da Direção Regional do IPDJ, IP)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezada Susana sentimos imenso a sua falta, e assim como o som do clik da sua Canon, mas aceita-se as suas desculpas e lamenta-se imenso o azar no bloqueio da sua mobilidade, e por cima logo ao domingo e de manhã o que torna tudo impossível de se poder resolver rapidamente a avaria ou a substituição do meio de transporte.


      De certo que lhe tinha sido mais fácil subir a serra de Alcoutim do que ficar pelo caminho assim.

      Eliminar