domingo, 6 de maio de 2012

MARCHA DE SILVES



Excelente dia para a prática da marcha. Percurso excelente, com passagem pelo fantástico castelo de Silves. A iniciativa meritória da Câmara de Silves, fazendo coincidir a marcha com o programa Silves Tour e, ao mesmo tempo, proporcionando uma recolha de donativos com a venda de T-shirts (que se esgotaram) em benefício do Refúgio Aboim Ascensão, foi excelente. A presença de cerca de 800 marchantes de diversas localidades do Algarve veio abrilhantar esta iniciativa. Foi bonito de ver as palavras comovidas da Presidente Dra Isabel Soares e os agradecimentos do Dr. Luis Villas Boas. Foi bonito de ver a Profª Isa Parreira no aquecimento e na animação final. Foi bonito de ver a paciência de muitos marchantes que aguentaram firmes a cerimónia final de entrega de um cheque de 2.038,40 euros ao Refúgio Aboim Ascensão. Foi bonito de ver os autocarros de Faro, de Olhão, de Vila Real de Sto António, de Monchique, de Albufeira e de Portimão que não quiseram faltar ao chamamento da Câmara de Silves. A Dra Isabel Soares deve ter gostado da mobilização de tantos marchantes e ela mereceu isso pela iniciativa que tomou. Claro que gostariamos também de ver igual atitude da Câmara de Silves com a presença dos seus autocarros em marchas noutros concelhos. Mas, lamentavelmente, a Câmara de Silves está ausente há mais de 2 anos deste movimento, que, sem a presença das autarquias, perde muito da sua dinâmica. E Silves, que certamente exultou hoje com a presença de tantos marchantes e que organizou este ano duas excelentes marchas, prima pela total ausência nas marchas organizadas pelas outras autarquias. Dra Isabel Soares, gostei de vê-la hoje, comovi-me com as suas palavras, mas merece este reparo. É que sem a ajuda das câmaras o Programa Marcha/Corrida, no Algarve, que tanta inveja tem suscitado no resto do país, perde muito da sua importância.
Amanhã e terça-feira falaremos ainda desta marcha.

6 comentários:

  1. Hoje a marcha de Silves foi mais um sucesso. bom tempo muita gente a participar no invento, um percurso fácil, e novo.


    O percurso pelo cento histórico da Cidade de Silves é sem duvida uma viagem no tempo. Mesmo muitos Monumentos todos eles com uma grande historia.

    Ao entrar-mos no Castelo pela porta do cavalo poupamos €2,50 na entrada. (bom, claro que os marchantes não pagavam.)


    As 10h45 Sé estava cheia de fies para o serviço religioso da missa dominical. um ritual que em silves tem muitos praticantes. Alias numa outra marcha a Igreja em Porches também estava cheia de católicos praticantes. Afinal ainda somos um povo com muito fé. o que é extremamente positivo.


    Reparei que nem sempre os autocarros conseguem encher de marchantes. Será que as pessoas come meçam ficar cansadas? ou escolhem as marchas mais periféricas do do Algarve para irem participar? Não é bom não porque as câmaras podem servir-se desse protesto para acabar de vez com viagens a custo zero.


    Para quem esteve ausente e quer matar saudades de silves aqui fica um vídeo da Cidade que já foi árabe, Romana, e agora lusitana.


    http://www.youtube.com/watch?v=klHGS8dQKvM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os autocarros abalam de uma localidade e as pessoas estao noutra nao ha certeza de haver lugar no mesmo para as pessoas se deslocarem para irem e o meu caso por exemplo.

      Eliminar
  2. Concordo e subscrevo o que menciona o autor deste blog.
    É fácil organizar e não contribuir regularmente. Porém estava tudo muito bom!

    ResponderEliminar
  3. A CMS tem tido muitos problemas na aprovação do orçamento municipal. A CMS tem uma oposição politica muito exigente e leva a sua força aos estreemos.


    De certo que não deve ser por falta de vontade da Sr.ª. Presidente que o transporte aos seus marchantes foi suspensa?


    Se as Câmaras não inscreverem no seu orçamento uma verba para este tipo de apoio ao desporto social, dificilmente as câmaras encontram nas suas despesas dinheiro para esta subvenção porque todos os departamentos camarários trabalham com orçamentos a rasca. e não com sacos azuis, para rubricas de diversão social.


    Mas, se for encontrado um Orçamento Geral Municipal (OGM) das 16 câmaras algarvias só para as marchas, então pode ser que tudo volte como era dantes.


    Mas, nesse caso tinha que se constituir um organismo intermunicipal independente para ao desporto social (OIIDS) para se encarregar desse orçamento e organismo do transporte semanal. o que também não se vê que seja fácil de organizar sem ser tudo politizada. Jobs for the boys.

    Mas sem um Pote intermunicipal deve ser difícil continuar com transporte as marchas?


    E talvez constituir um clube regional dos marchantes (CRM) com cotas anuais?


    É preciso haver uma nova inovação nesta matéria já ninguém tem dúvidas disso.


    Caso contrario o fim se agoniza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A solução para esta questão já foi apresentada neste blog. À semelhança da Câmara de Faro, criem-se turmas de marchantes tal como existem turmas de ginástica e natação. As pessoas pagam uma quota mensal (em Faro são 5 euros)que serve para minimizar os custos do autocarro. Tal como uma aula de ginástica, ou natação, tem como objectivo a cultura física com a ocupação de um ginásio ou piscina, a marcha tem a mesma finalidade e o espaço de ocupação é um autocarro. A Câmara de Olhão inscreve logo no seu orçamento a verba necessária para todas as marchas, que não deve ser nada de extraordinário. O que se passa neste momento é que com a desculpa da crise se está a cortar onde não se deve e como a quase totalidade dos presidentes já atingiram o limite de mandatos e não podem ser reeleitos, já não precisam dos votos dos marchantes. Se não lutarmos todos, se não chatearmos os presidentes, este extraordinário movimento que congrega semanalmente tantas centenas de pessoas, vai esvaziar-se e com o tempo termina. Seria lamentável que isso acontecesse.

      Eliminar
  4. com boa vontade dos presidentes tudo se resolvia mas as vezes fazem forca mas ao contrario o que e para o povo tenta- se sempre o mais facil que e cortar.

    ResponderEliminar