sexta-feira, 5 de maio de 2017

BOLIS WALK & RUN - 04-05-2017

"Mulherzinhas", livro do Sec. XIX, escrito por Louisa May Alcott, que recordo como leitura da minha juventude, assaltou-me a memória quando li o nome atribuído pelo Bolis  ao trilho de hoje (Senhoras de Valor). No livro 4 irmãs, quatro jovens mulherzinhas, intentavam uma nova forma de protagonismo na sociedade onde estavam inseridas, dominada pelos homens. A liberdade da mulher, a emancipação, o direito a votar, o direito à educação, são direitos que estão implícitos no conteúdo do livro. Hoje, tais direitos, são algo que nos parece pré-histórico e, para os mais novos, coisa bem estúpida. 
Mas porquê, a propósito de um simples trilho, esta analogia? É que se a Louisa May Alcott regressasse do local onde se instalou para toda a eternidade, diria que, olhando para o núcleo duro do Bolis, a sua luta não teria sido em vão. É que a administração do Bolis é essencialmente matriarcal. Quem manda são elas e as irmãs, mulherzinhas imaginadas pela Louisa, a Meg, a Jo, a Beth e a Amy, podem perfeitamente identificar-se com as "irmãs" lideres do Bolis. 
Que me perdoem os "machos" do Bolis, mas hoje Boliqueime foi delas, não porque os "maridões" se anulem perante elas, mas porque lhes reconhecem capacidades que eles complementam com um auxílio precioso, quer nas marcações, quer no trabalho braçal. O Bolis é isso, uma simbiose variada de gente que leva a bom porto a tarefa de nos divertir e de nos pôr a praticar exercício físico.
E as "Senhoras de Valor" deram, hoje, ainda mais valor a um percurso excelente, com trilhos lindíssimos, com túneis de verde, polvilhados pelo cheiro a campo e abrilhantados pelos latidos agudos dos cães da vizinhança. E até um cão marchante e pacífico, que tem por hábito acompanhar o pessoal, resolveu, no seu entusiasmo desmedido, talvez influenciado pela beleza que o rodeava, esbarrar na nossa amiga Olga provocando-lhe uma lesão que esperamos seja de cura fácil. 
Ora vejam as fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário