sexta-feira, 19 de maio de 2017

ENCERRAMENTO DA VIII EDIÇÃO DOS JOGOS DE QUELFES - IPDJ - FARO - 19-05-2017

O que são os Jogos de Quelfes?
"Os Jogos de Quelfes são um festival desportivo e cultural, levado a cabo por uma Comissão Organizadora própria, que envolve a Academia Olímpica de Portugal, Comité Paralítico de Portugal, Academia Olimpica Espanhola, Delegação Regional de Educação, Municípios, Juntas de Freguesia, Associações, Escolas e da qual a Direcção Regional do Algarve do IPDJ,IP também faz parte.
Os Jogos de Quelfes, tendo por base a formação desportiva e os valores éticos do desporto, pretendem promover a dimensão humanista do Olimpismo enquanto filosofia de vida e instrumento de educação para a cidadania, e são direcionados aos alunos dos 3º e 4ºs anos de escolaridade.
Os Jogos de Quelfes, na sua VIII edição, incluem diversas modalidades individuais, colectivas, familiares e do desporto adaptado (atletismo, natação, lenço grego, andebol, basquetebol, futebol, rugby, ciclismo, BTT, duatlo boccia, equitação) tendo decorrido em vários concelhos do Algarve e também em Ayamonte".
Nesta cerimónia de encerramento foi constituído um circuito que seria percorrido pelos alunos das diversas escolas presentes e que englobava as modalidades de futebol, andebol, xadrez, desporto adaptado, tenis de mesa, voleibol, boxe, atletismo, kickboxing, golfe, basquetebol e ainda uma sala dos valores que pretendia transmitir a sã convivência e enaltecer a ética no desporto.
Presentes o Presidente do IPDJ, Augusto Baganha, o Presidente do Comité Olimpico Português, José Manuel Constantino, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Faro, Paulo Santos, Director Regional da Educação, Francisco Marques, o Director do IPDJ Algarve, Custódio Moreno, representantes do Ayuntamiento de Ayamonte, e do mentor e grande impulsionador dos Jogos o visionário Gustavo Marques. Presentes os atletas Carlos Lopes, Ezequiel Canário, Jorge Costa, Ana Dias, o paralímpico Nelson Gonçalves e o seu treinador Helder Silva, o Prof. Lara Ramos e o técnico regional e antigo atleta Rui Costa. Mensagens video de Paulo Murta e Ana Cabecinha. 
Animação musical do Grupo da Bemposta e dança contemporânea de alunos do Curso Profissional do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira sob orientação da profª Ana Filipa Antunes.
Foi uma brilhante jornada de encerramento (a melhor até hoje nas palavras do
Gustavo Marques) o que enaltece os organizadores. Parabéns ao staff do IPDJ e   ao seu Director, inexcedíveis na organização e na dedicação que colocaram neste formidável evento. 
Vejam as fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário