quarta-feira, 10 de maio de 2017

PRÓXIMA MARCHA DO CALENDÁRIO REGIONAL - CACHOPO - 14-05-2017

Organização da Junta de Freguesia de Cachopo.
Início da marcha - 09H30
Concentração no Largo dos Bombeiros.
Simultaneamente decorre na localidade a Feira de Artesanato e Produtos da Freguesia de Cachopo.
"Cachopo é uma bonita aldeia Algarvia, pertencente ao concelho de Tavira, situada na fantástica Serra do Caldeirão, sendo mesmo considerada como a aldeia mais típica do Nordeste Algarvio. 
Esta aldeia serrana, situada num vale de grande beleza da Serra do Caldeirão, denota uma antiga ocupação humana, com diversos vestígios de grande importância arqueológica. 
Cachopo mantém a sua tradição rural, produzindo-se aqui típicos produtos Algarvios, como mel, cortiça e diversos produtos da actividade pecuária, típicos desta região serrana. 
Vale a pena conhecer Cachopo e as pequenas povoações rurais que a envolvem, caracterizadas pelas sua arquitectura popular com habitações de um só andar, de paredes em xisto e pintadas com cal branca, algumas com barras coloridas em redor das portas e janelas, e rematadas com a típica chaminé rendilhada Algarvia. 
Igualmente, merecem destaque a Igreja Matriz de Santo Estevão, bem no centro histórico de Cachopo, datada de 1535; as chamadas “Casas circulares” ou “Palheiros“, edifícios de pedra e telhados de palha, de origem Pré-Histórica, que serviam para apoio aos agricultores; os rurais Moinhos de Vento; ou a interessante Fonte Férrea, que outrora foi lugar de eleição das gentes de posse da região Algarvia pelas suas águas medicinais, hoje em dia um local aprazível de lazer, com parque de merendas. 
Muito interessante é o Núcleo Museológico do Cachopo, especializado na etnologia da região, com vista a perdurar as tradições e ofícios populares da Serra do Caldeirão, que vê ainda hoje no Artesanato uma das suas principais actividades. 
Existem diversos percursos pedestres previamente organizados de onde se têm panoramas maravilhosos, permitindo conhecer o “outro” Algarve do Barrocal, que caminha para a região Alentejana, já afastado das praias douradas da costa, mas muito próximo da excelência patrimonial e tradicional do interior". 
Retirado, com a devida vénia DAQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário