segunda-feira, 7 de junho de 2010

ANÁLISE FINAL ÁS MARCHAS

Cabe aqui fazer uma análise à época de marchas que agora acabou.
Vou servir-me, com a devida vénia, de um excelente trabalho do nosso amigo e colega marchante, Rui Costa a quem peço desculpa pelo resumo e pelas pequenas alterações, feitas sòmente pela facilidade de enquadramento e para tornar mais perceptível a análise, já que ela não é transcrição integral do que o Rui escreveu:

"Através da análise que fui fazendo, podemos concluir que regra geral as organizações primam por oferecer aos participantes boas condições para a prática desportiva, seja em termos de estacionamento, secretariado, instalações sanitárias e alimentares, seja na animação e aquecimento prévio.
Já no que diz respeito às marcações dos percursos algumas delas deixam bastante a desejar. Nalguns casos as placas direccionais estão mal colocadas ou pura e simplesmente não existem, as fitas muitas vezes são rasgadas ou pouco perceptíveis e, por fim, as placas indicadoras da distância percorrida, salvo muito raras excepções, não existem.
 A assistência durante os percursos é bastante satisfatória.
Um segundo ponto negativo tem a ver com o pouco empenho da maioria dos organizadores em relação aos finais das marchas-corridas. Muitas são as vezes em que cansados e exaustos, depois de percorridos 5 ou 10 quilómetros, chegamos ao final e deparamo-nos com um autêntico deserto: Ninguém da organização, falta de água, música ou qualquer animação. É triste!
Em relação às minhas notas finais queria salientar os seguintes pontos:
- O excelente clima que temos no Algarve: Em cerca de 30 domingos, de Setembro a Junho, choveu unicamente por 3 vezes!!! E a temperatura ambiente ( à excepção daquelas manhãs geladas em Olhão e no Corotelo ) variou entre os 12 e os 24 graus, óptimo para a prática desportiva.
- O número de marchantes: Salvo as organizações especiais de Portimão e Faro, o número médio variou entre os 550 e os 750 marchantes.  Tenho a certeza que é possível fazer bastante neste campo: A ausência de camadas mais jovens da população, abrangendo todos os estratos sociais, de comunidades estrangeiras residentes ou em férias, de organizações empresariais, etc. Um merecido reconhecimento ao Jornal O Algarve pela página semanal de divulgação desta modalidade.
- Os pisos e traçados escolhidos foram regra geral do meu agrado. Nota negativa para o de Santa Bárbara de Nexe, quer pela subida exagerada quer pelo péssimo piso. Muitos bons traçados ficaram de fora esta época. Cito dois exemplos: Vilamoura e Barragem do Arade.
Finalmente a minha classificação final
Os Melhores:
1º Faro
2ºs Fuzeta, Olhão e Pechão ( trabalho do nosso colega Hélder )
5º Albufeira
E os Piores:
1º Tôr ( por ter tirado a outro um lugar no calendário )
2ª Santa Bárbara de Nexe
3ºs Loulé, Paderne
5ºs Porches, Vale Silves, Martinlongo, Espiche, Azinhal, Portimão e Aljezur"

A caixa de comentários, está à vossa disposição para nos tansmitirem, também, o que acharam desta época de marchas. Vá lá, escrevam, todas as ideias são bem vindas.

4 comentários:

  1. Concordo com o que o sr. Rui escreveu na quase totalidade. Não considero a marcha de Albufeira uma das melhores. Ainda me recordo da partida atrasada com o aquecimento a ser dado já estavamos todos a percorrer a pista.

    ResponderEliminar
  2. Só um pequeno esclarecimento: A Marcha de Albufeira que classifiquei no 5º lugar foi a que ocorreu em 6 de Dezembro de 2009. A que o meu amigo menciona realizada em 16 de Maio deste ano não estive presente. Melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Sr Rui Costa
    Já percebi. Obrigado. Se bem me lembro a marcha a que se refere foi pela praia e dentro de Albufeira, partindo do largo da Câmara. Não foi má, excluindo o percurso da areia. Assim já concordo consigo.

    ResponderEliminar
  4. Espero que com esta analise e comentarios das Marchas, as Organizações das mesmas devem levar em conta e melhorar onde se falhou, quando nos empenhamos e fazemos com gosto a coisa resulta. A todos os marchantes umas boas férias, SAUDE e até á próxima epoca. Divertam-se

    ResponderEliminar