quinta-feira, 17 de junho de 2010

CUIDADOS COM O SOL

Agora que a época de praia começou, nunca é demais alertar as pessoas para os:
Cuidados com o Sol

 Abuse do protector, use chapéu, evite a praia nas horas de maior calor e proteja as crianças. As roupas sintéticas e escuras defendem melhor a pele.
O Sol tem um efeito benéfico sobre o estado de espírito e é indispensável para certas funções corporais, como a síntese de vitamina D. Mas a exposição excessiva provoca o envelhecimento precoce da pele. Além disso, pode ser responsável pelo aparecimento de lesões cancerosas.
Evite-o durante as horas mais quentes do dia, entre as 11 e as 17, e aplique frequentemente protector solar.
Informe-se sobre o seu tipo de pele (fotótipo) para determinar o tempo máximo de exposição solar e o índice de protecção necessário.
Até aos 6 meses, não leve os bebés à praia e, até um ano, evite a sua exposição directa ao Sol. Proteja as crianças com creme solar de índice elevado, t-shirt e boné.
•Para qualquer tipo de pele, o protector deve ter um índice mínimo de protecção de 15. Se a sua pele for muito clara, tiver problemas cutâneos ou hipersensibilidade (manchas ou ardor, por exemplo) à luz do Sol, use um protector com índice mínimo de 30.
 •Coloque o protector cerca de uma hora antes de se expor, para que a pele o absorva bem. Repita a operação em cada 2 ou 3 horas e após mergulhar, mesmo que o rótulo refira que é de longa duração ou à prova de água.
(Retirado, com a devida vénia, daqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário