sábado, 19 de junho de 2010

REFLEXÕES ÚTEIS

A ÁGUA
Todo o nosso organismo tem água. É ela que protege e lubrifica as cerca de 100 mil milhões de células do nosso corpo. A água tem uma função de transportadora dos nutrientes, resíduos e hormonas por todo o corpo. A idade, o sexo, a actividade física, o estado de saúde, a forma de nos alimentarmos e o clima determinam a quantidade de água que devemos beber por dia. Sabemos que estamos a beber pouca água se a urina não for clara e sem cheiro e também se formos poucas vezes à casa de banho (4 vezes por dia no mínimo). Há muitas formas de nos hidratarmos saudavelmente. Tudo o que comemos e bebemos contém água. Há até alimentos que são constituídos por 90% ou mais de água, como, por exemplo, o leite, a melancia, os morangos, os bróculos, os tomates e que ajudam a suprir a nossa necessidade diária de água.
O nosso corpo só retém a quantidade de água que necessita. Se bebermos mais do que precisamos o organismo elimina-a. Portanto não há necessidade de a ingerir em excesso.
Quando sentimos sede é porque já perdemos muita água. Não devemos, portanto, ficar à espera da sede para beber, devendo fazê-lo ao longo do dia. Temos de ter em conta que, com a idade, a sensação de sede diminui mas a necessidade de água não.
Com a ingestão da água que necessitamos, os intestinos passam a funcionar melhor e as fezes mais hidratadas são expulsas mais facilmente (não esquecer que a actividade física e o consumo de fibras também ajudam no tratamento da obstipação).

Sem comentários:

Enviar um comentário