segunda-feira, 17 de outubro de 2016

AINDA A MAMAMARATONA.

Ontem quando escrevemos sobre a mamamaratona dissemos: "Como não me quero espalhar muito, a análise à marcha/corrida fica por aqui.” 
Algumas pessoas inquiriram o autor deste blog, sobre o que queria dizer tão misteriosa frase. Hoje, com mais calma, já com o sistema nervoso bem frio, passo aos esclarecimentos que se impõem. 
Ora vejamos: O calendário regional já vai no 29º ano de existência e os nossos corredores/marchantes sempre se habituaram a proceder à sua inscrição prévia, via telefone, via e-mail ou no próprio local. Uma das  vantagens, entre outras, que tal inscrição tem, é a de proporcionar à entidade que tutela a organização do calendário regional, uma análise do número de participantes nas várias faixas etárias, afim de, em parcerias com outras entidades, melhorar os níveis de organização que proporcionem a todos os participantes, jovens e menos jovens, condições aprazíveis para a prática da actividade física, prazer, convívio e alegria.
Ontem tal não aconteceu. Pareceu-nos que o importante, para a organização, era a aquisição do kit e a recolha dos 8 euros. As pessoas faziam filas, não para a inscrição, mas para a aquisição do kit. Este foi o primeiro erro. 
Quem se dirigiu ao secretariado para proceder à inscrição e não desejava adquirir o kit (foram centenas) tal não era permitido. Só seriam recebidas inscrições se houvesse o pagamento respectivo. Assim centenas de pessoas correram ou marcharam como se fossem "penetras" de um evento para o qual não estavam convidadas. Segundo e enorme erro que só vem corroborar o que temos vindo a escrever sobre a intenção da entidade organizadora, a Associação Oncológica do Algarve, que nos parece ser a maximização do lucro do evento, não publicitando a componente grátis para quem o desejasse e subalternizando aquilo que é importante, a prática do exercício físico. É que há pessoas, que se deslocam em autocarros das autarquias, para quem 8 euros é muito dinheiro e o que pretendem, somente, é fazer exercício físico e o Calendário Regional é a única forma de o fazer de forma controlada e organizada.
Reiteramos o que dissemos antes: as marchas do Calendário Regional são grátis. Obrigar as pessoas a pagar para serem inscritas e beneficiarem das garantias que essa inscrição lhes confere, é no mínimo uma violação das normas a que todas as organizações das marchas do Calendário Regional estão obrigadas e uma insensibilidade surpreendente numa entidade que diz ser de solidariedade social e utilidade publica.
Assim ninguém sabe e muito menos quem o deveria saber (a AOA), em rigor, quantas pessoas estiveram presentes. Os números avançados por um meio local de comunicação (4.000) e por nós (6.000) não passam de meras suposições calculadas a “olhómetro”. 
E mais não digo apesar de ter algo mais para dizer. Vou guardar para memória futura”.

Sem comentários:

Enviar um comentário